compartilhe:

Memória


O Satélite Esporte Clube nasceu em 21 de outubro de 1935. O Clube foi fundado em resposta à discriminação sofrida por uma equipe de futebol, formada por funcionários do Banco do Brasil, que disputava campeonatos interclubes.

O grupo, formado por trabalhadores do quadro de portaria do Banco, era predominantemente composto por negros. Ao ser impedido, por questões raciais, de participar de um campeonato que seria realizado no Rio de Janeiro, o time decidiu fundar uma associação que incluísse a todos, independentemente da cor e da condição social. Homens humildes, apaixonados por futebol, uniram-se para criar uma entidade na qual o espírito cooperativista e o respeito às diferenças fossem regra primordial.

A primeira sede do Satélite ficava numa pequena sala no bairro da Liberdade, na praça Carlos Gomes. O patrimônio inicial resumia-se a uma mesa, cadeiras e uma estante com alguns livros.

Com o crescimento do número de associados, os pioneiros alugaram, em 1942, um andar do Edifício Martinelli, o maior arranha-céu da América Latina, na época. A nova sede contava com um restaurante, sala de jogos, biblioteca e tela para projeções de filmes. O Satélite pôde então, promover uma série de atividades socioculturais, fazendo com que as matinês de cinema e os bailes se tornassem muito concorridos.

Após trocar de endereço algumas vezes ao longo dos anos, o Satélite se fixou, em 2003, na atual Sede Social; um prédio próprio que leva o nome do Clube, localizado no bairro nobre do Paraíso.

O passo mais ambicioso foi dado no início dos anos 1960, quando o Clube adquiriu o terreno que hoje é a unidade de Itanhaém. Para tornar viável a construção da unidade, era necessário gerar mais receitas. Foi quando os dirigentes da época tiveram a ideia de lançar o primeiro consórcio de carros do Brasil. A inauguração do primeiro bloco de apartamentos da sede praiana ocorreu em 29 de junho de 1969. Aos poucos, foram construídos o segundo e terceiro blocos, além de toda a infraestrutura esportiva, social e cultural presentes no Clube hoje.

Na década de 1990, uma oportunidade levou o Satélite a adquirir a unidade do Pantanal, localizada na cidade de Albuquerque, no Mato Grosso do Sul. Com mais de 20 mil metros quadrados de terreno, a sede, que fica a menos de 70 quilômetros de Corumbá e da zona franca na Bolívia, torna-se local ideal para pesca, ecoturismo e compras no país vizinho.

Outro marco na história do Clube é a unidade de Campos do Jordão, inaugurada em julho de 2000. A nova unidade, na estância serrana mais famosa do Estado de São Paulo, reforçou ainda mais a vocação turística do Satélite Esporte Clube.

No decorrer de mais de sete décadas, o Satélite foi construindo seu patrimônio graças à dedicação e esforços de todos os seus associados e, atualmente, sob a administração de José Rufino Vieira, Presidente do Conselho Administrativo, procura preservar esse patrimônio e oferecer melhores serviços e opções de lazer aos seus associados.