compartilhe:

Satélite adere a campanha e alerta sobre a importância do Outubro Rosa!


O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês de prevenção do câncer de mama.
 
No Brasil, mais de 28% dos tumores diagnosticados são na mama e, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é que a cada ano, 60 mil novos casos sejam diagnosticados no país. Caso o diagnóstico da doença seja precoce, as chances de cura ultrapassam os 88%.
 
A periodicidade do exame varia de acordo com a idade, o quadro clínico e histórico familiar.
 
A mamografia é o principal exame para detectar o tumor em fase inicial e é recomendada a cada dois anos em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. O rastreamento em mulheres com história de câncer na família – o considerado grupo de risco – deve ser feito a partir dos 35 anos de idade. O exame clínico, baseado na palpação dos seios, deve ser realizado anualmente.
 
Consulte o seu médico regularmente e mantenha os exames em dia!

Galeria foto