compartilhe:

Novembro Azul mês mundial de combate ao câncer de próstata


Assim como o mês de outubro é conhecido como “Outubro Rosa” e visa incentivar a prevenção do câncer de mama, o mês de novembro é mundialmente famoso como “Novembro azul” e tem como objetivo a prevenção e o combate do câncer de próstata. 
 
Além da cor azul, que é o símbolo da campanha, muitos homens também optam por deixarem o bigode crescer durante este mês, o que é conhecido em muitos países como movember (uma mistura de moustache e november, bigode e novembro, em inglês). A intenção é que o novo visual proporcionado pelo bigode simbolize uma mudança na forma como os homens encaram os cuidados com sua saúde. 
 
Este é o tipo mais comum entre os homens e é a causa de morte de 28,6 da população masculina que desenvolve o tipo maligno da doença. No Brasil, a cada 38 minutos, um homem morre devido ao câncer, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
 
Preste atenção aos sintomas: 
 
Em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Assim, em 95% dos casos, quando os sintomas começam a aparecer, já chegaram a fase avançada. 
Na fase avançada, os sintomas são: 
 
• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
 
Prevenção e Tratamento
 
A cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce, por isso a importância de fazer exames anualmente. Homens a partir de 45 anos com fatores de risco e homens no geral a partir de 50 anos devem procurar o urologista, mesmo sem os sintomas, para o exame de toque.
 
Este exame possibilita o médico de identificar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Além do exame de toque, é importante também fazer o exame de sangue PSA. 
 Ainda existe muito preconceito, mas é importante conscientizar a população de que este procedimento pode salvar vidas. 
 
Consulte o seu médico regularmente e mantenha os exames em dia!

Galeria foto