compartilhe:

Satélite Comunidade visita aldeia indígena


Na última quinta-feira, 16 de abril, as crianças do Projeto Satélite Comunidade visitaram a Aldeia Nhamandú Mirim, reserva indígena considerada Polo Cultural no litoral de São Paulo. Localizada em Peruíbe, na Terra Indígena Piaçaguera, a Aldeia atrai dezenas de estudantes todos os anos por conta de suas tradições Tupi-Guarani e por sua efervescência cultural.
 

A excursão começou logo após o almoço, horário usual em que os ônibus do Projeto buscam as crianças em suas casas. Ao chegarem lá, brincaram no parquinho da escola da Aldeia e foram conhecer os diversos campos de futebol espalhados pela reserva. Todos os anos, o Comunidade procura levar suas crianças em aldeias próximas do Clube com o intuito de promover uma maior interação entre as culturas. Por ser o esporte preferido por ambos, o futebol foi escolhido como a atividade do dia.
 

Três partidas emocionantes foram disputadas: uma com meninos pequenos, uma com as meninas e outra com os meninos mais velhos. Os indígenas mostraram muita habilidade com a bola; só no primeiro jogo, marcaram 7 gols contra 3 do Satélite Comunidade. Enquanto isso, as crianças que não participavam do amistoso, jogavam em outros campos e brincavam pelas árvores da Aldeia.
 

O clima, que começou chuvoso, logo mudou de humor. Quando começaram as partidas, as nuvens se abriram e um sol forte iluminou todo o campo. As crianças do Projeto logo se acostumaram com o estilo de vida indígena e a diversão foi garantida.
 

Confira mais fotos da visita do Projeto Comunidade à Aldeia Nhamandú aqui!